Call do Projeto Biorural para o Desafio Regional do Sudoeste em Bioeconomia Circular

 

As candidaturas para o Desafio de Bioeconomia Circular do BioRural já podem ser enviadas dos países do Sudoeste: Espanha, Itália, Portugal, Malta, Andorra e Mónaco. Este desafio visa recolher ideias originais que permitam adicionar valor a subprodutos orgânicos que atualmente não são utilizados de forma eficiente.

Podas de videira para embalagens? Resíduos de cogumelos para filtros baseados em biochar? Novas formas de bioenergia em pequena escala? Extração de nutrientes de águas residuais? Biofilmes para culturas usando desperdícios vegetais ou alimentares? Tratamento de estrume de suínos com mexilhões ou para biometano descentralizado?

Ideias como estas podem participar neste desafio, lançado para a área do Sudoeste da Europa pelos parceiros do projeto BioRural de Espanha, Portugal e Itália, e com o Parque Científico da Universidade de Valladolid como entidade colaboradora, que apoiará a promoção do desafio, bem como a organização da final em Valladolid, em novembro de 2024.

 

UM DESAFIO EM TRÊS FASES

 

Até 28 de julho

Prepare a sua proposta. Pode formar um grupo com investigadores, estudantes, técnicos de empresa, …
… e enviar atempadamente o formulário online.

Até 31 de agosto

O comité de avaliação analisa as propostas e organiza uma reunião breve com cada candidato. Entre os candidatos, serão selecionados de 10 a 15 e terão acesso à final regional do Sudoeste.

Até novembro de 2024

Os candidatos selecionados participarão em 2 ou 3 sessões de formação online para melhorar as suas propostas. Em novembro, 1 ou 2 representantes por candidatura participarão na final, que terá lugar em Valladolid.

 

UM DESAFIO DE ALCANCE EUROPEU

 

Ao mesmo tempo que o desafio BioRural do Sudoeste é lançado, os desafios estão também a abrir nas regiões Europeias do Sudeste, Nordeste e Noroeste. Espera-se alcançar um total de 40-60 candidaturas. Entre elas, as três melhores de cada zona, num total de 12, serão convidadas para a fase final Europeia em Bruxelas em 2025.

Entre os participantes do Desafio do Sudoeste, os três vencedores, além de entrarem na final europeia, receberão prémios na forma de mentoria, vídeos promocionais, artigos de imprensa, e estudos de mercado para evoluir as suas ideias com o apoio de mediadores de inovação e especialistas.

 

ALGUNS PONTOS-CHAVE PARA OS PARTICIPANTES

 

• Da organização, recomendamos participar em grupos de duas, três ou mais pessoas, para desenvolver ideias mais criativas.
• Já identificou algum subproduto na sua área? Ou… sabe que já representa um problema que poderia ser resolvido? Convidamo-lo a fazer alguma pesquisa, ou a discutir no seu grupo para que desencadeie a faísca sobre a qual baseará a sua ideia.
• Lembre-se: devem ser ideias que vão além do que já existe, seja porque adotam uma técnica pouco aplicada ou inovadora (talvez já utilizada noutro setor, ou talvez recentemente desenvolvida) ou porque combinam várias existentes.
• Se a ideia for boa, ajudá-lo-emos a evoluí-la. Portanto, como organizadores, recomendamos que não pare devido a dúvidas… O processo do desafio ajudá-lo-á a desenvolver a sua ideia!
• E pense em rural, localmente, uma vez que é uma das condições para que as soluções possam ser viáveis nessa escala.

 

PARTICIPAR DÁ PRÉMIOS

 

Apenas por participar, poderá promover a sua ideia, o seu grupo ou a sua organização.
Para além disso, a sua ideia será revista e receberá novas ideias para melhorá-la, e para torná-la aplicável e mais próxima da realidade.
Ao participar na final em Valladolid, desfrutará de uma experiência enriquecedora juntamente com outros participantes e especialistas europeus, aos quais apresentará a sua ideia.
E se for um dos vencedores , será premiado com:
• um kit promocional com valor equivalente a 5,000 €, incluindo mentoria para promover a sua ideia, e uma ampla disseminação para a sua ideia e grupo;
• acesso direto para a final a realizar em Bruxelas, em 2025, juntamente com outros candidatos vencedores do resto da Europa.

Mais informação

Informação, regras e formulários

Página de referência do Biorural