Orgânica

Unidade de Biomassa (UB.CBE)

A Unidade de Biomassa (UB.CBE) desenvolve a sua atividade visando a promoção da diversificação energética pelo uso de Biomassa, e em particular de Biomassa Florestal Residual (BFR). Efetua estudos técnicos e projetos nacionais e internacionais que contribuem para um maior conhecimento do recurso, das tecnologias envolvidas nas cadeias de valor, das oportunidades e barreiras ao seu aproveitamento energético. Paralelamente participa em grupos de trabalho e fóruns de discussão relevantes, presta apoio aos clientes e público em geral, fornecendo informação técnica de interesse no domínio da bioenergia.

Laboratório Especializado em Biocombustíveis Sólidos (LEBS.CBE)

O Laboratório Especializado em Biocombustíveis Sólidos (LEBS.CBE) realiza uma série extensa de ensaios físico-químicos a biocombustíveis sólidos de acordo com as Normas Europeias e Internacionais aplicáveis, estando acreditado pelo IPAC segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2018 – Requisitos Gerais de Competência para Laboratórios de Ensaios e Calibração. Paralelamente participa no desenvolvimento de projetos enquadrados no âmbito de atividades do CBE, nomeadamente projetos de I&D nacionais e internacionais.

Unidade para o Desenvolvimento de Projetos (UDP.CBE)

A Unidade para o Desenvolvimento de Projetos (UDP.CBE), criada recentemente e ligada ao Gabinete para a Cooperação Institucional na Biomassa, funcionará como uma Delegação do CBE em Lisboa, a qual tem como objetivo aproximar a instituição do centro de decisões, potenciar a sua participação em projetos, nacionais e internacionais, que prossigam os fins e objetivos do CBE e aumentar o diálogo e a exposição a investidores, financiadores e instituições de financiamento que pretendem ou estejam disponíveis para apostar na valorização da biomassa para a energia.