Visita de delegação de São Tomé e Príncipe a Portugal

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2024, o Centro da Biomassa para a Energia (CBE) e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) receberam uma comitiva de São Tomé e Príncipe (STP), no âmbito da cooperação existente com este país, na área do Ambiente e Energia.

A missão institucional e técnica iniciou-se com reuniões sobre o ponto de situação da cooperação bilateral entre Portugal e STP, na qual se insere o projeto “Valorização Energética da Biomassa Vegetal e Eficiência Energética” (VEBEE), apoiado pelo Fundo Ambiental.

Realizaram-se duas sessões de formação na área de auditoria de projeto e de cibersegurança, que tiveram lugar nas instalações da DGEG.

Ainda durante o primeiro dia, as delegações do CBE, da DGEG e de STP deslocaram-se até ao Instituto Politécnico de Portalegre e ao Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias (CoLAB BIOREF), onde foram dados a conhecer alguns dos projetos em desenvolvimento no âmbito da valorização da biomassa para a produção de energia e onde se realizou uma visita ao centro de experimentação semi-industrial, guiada por Paulo Brito, coordenador do VALORIZA – Centro de Investigação de Recursos Endógenos.

No dia 28 de agosto, decorreram várias sessões de formação ministradas pelo CBE, Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e da empresa Sciven, na sede do CBE, em Miranda do Corvo. Foram abordados temas como a importância da biomassa na transição energética e na descarbonização; produtos e oportunidades ligados à biomassa sólida florestal; matérias-primas agrícolas e agroindustriais de STP; biocombustíveis; entre outros.

Houve, ainda, oportunidade de visitar o Laboratório de Ensaios do CBE (LE.CBE), onde foram apresentados os principais ensaios realizados a biocombustíveis sólidos.

A missão culminou numa visita à fábrica de carvão vegetal Kool Nature, em São Paio de Mondego, no dia 29 de agosto, onde foi possível observar o processo de produção do biocarvão proveniente da acácia e de produção de pelétes.