O CBE integra as entidades subscritoras do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Foram 84 as entidades públicas e privadas que assinaram este Pacto Institucional assumindo o compromisso de desenvolver ações que visam a promoção de práticas circulares. Os compromissos assentam num conjunto de medidas de cariz transformador, cujo objetivo fundamental é a aceleração da região para uma economia de base circular. São cerca de 230 ações com estratégias assentes no combate ao desperdício, circuitos curtos, compras circulares, novos modelos de negócio e desmaterialização, ecodesign e eco-concepção, extensão do ciclo de vida, valorização dos subprodutos e resíduos, simbioses industriais, tecnologias digitais ao serviço da economia circular ou uso eficiente dos recursos.

Entre as áreas temáticas sobre as quais incidem a maioria das propostas destacam-se a alimentação e o consumo sustentável, a bioeconomia circular, águas, materiais e energia, plásticos e lixo marinho, construção, floresta, têxteis, resíduos e mobilidade sustentável.