A Subcomissão da fileira da Biomassa para a energia tem como missão desenvolver atividades na otimização das relações entre os agentes da fileira, centralizadas nas áreas de intervenção da transparência e do equilíbrio, através de elaboração de propostas para o desenvolvimento e promoção de um sistema de cotações na fileira da biomassa para a energia e promoção da gestão florestal sustentada.

A Plataforma de Acompanhamento das Relações nas Fileiras Florestais (PARF) foi criada pelo Despacho n.º 8029/2014. D.R. n.º 116, de19 de junho, no âmbito das competências do Ministério da Economia e do Ministério da Agricultura e do Mar, atualmente, Ministério da Economia e Transição Digital e Ministério do Ambiente e Ação Climática.

A PARF integra diversas entidades que inclui a Administração Pública, organizações de produtores florestais, prestadores de serviços e a indústria, totalizando 26 representantes. O Secretariado técnico da PARF é assegurado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pela Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), sendo os trabalhos desenvolvidos em reuniões plenárias, calendarizadas com base no plano de atividades da PARF, ou em reuniões extraordinárias.

Apesar do Centro de Biomassa para Energia (CBE) não ser membro da PARF, foi considerado pela Coordenação e restantes membros da Subcomissão da Biomassa para energia que o CBE, na qualidade de entidade especialista na matéria, passaria a ser a entidade coordenadora da Subcomissão da biomassa para energia, sublinhando a sua competência técnica no âmbito desta temática, missão essa que o CBE vai assumir.