CBE no jornal moçambicano Imperdível
O Centro da Biomassa para a Energia foi mencionado no 237.º jornal eletrónico moçambicano Imperdível, da revista Idolo, no decorrer de uma entrevista a Tiago Quelhas, CEO do Grupo Paralelo Salgado, um dos parceiros do CBE nas atividades a desenvolver em Moçambique no âmbito do aproveitamento energético de biomassa nesse país.
O Grupo Paralelo Salgado é constituído por três empresas e foi criado com o objetivo de desenvolver projetos no domínio das energias renováveis no continente africano. Em Moçambique, este Grupo pretende contribuir para a transição energética, através da produção de energia verde e mais limpa, promovendo a poupança energética e a sustentabilidade ambiental e social.
Para além da intenção de instalação de centrais solares para produção de energia na rede, da criação de Comunidades de Energia Renovável (CER) e da implementação de Unidades de Produção de Autoconsumo (UPAC), Tiago Quelhas refere que “a biomassa é também um elemento importante das renováveis que irá, certamente, ter um papel fundamental porque Moçambique tem potencial muito grande, fundamentalmente, porque as centrais de biomassa, para além de produzir energia, vão criar empregos locais e formação para a população e, sobretudo vai ajudar a reordenar a floresta”.
Tiago Quelhas acrescenta, ainda, que “é fundamental evitar também o risco de incêndios, no fundo é juntarmos o útil ao agradável em termos de ecossistema, transição energética e produção de energia através de biomassa, num equilíbrio que leve ao desenvolvimento económico e à sustentabilidade social”.
Nesse sentido, salienta que o “grande parceiro para a Biomassa é o CBE“, sublinhando a missão deste Centro em promover a valorização da biomassa através da otimização das suas cadeias de valor. “Em Moçambique a Biomassa é um recurso abundante, sendo que, já está em curso o estudo e planeamento para a execução de projetos no País”, conclui Tiago Quelhas.