O Centro da Biomassa para a Energia (CBE) e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) renovaram o seu protocolo de cooperação, prosseguindo diversas atividades no domínio da biomassa florestal e agrícola.

A colaboração no âmbito do protocolo prevê a realização conjunta de estudos e publicações científicas, candidaturas associadas e parcerias em projetos (nacionais, comunitários ou internacionais), intercâmbio de especialistas, ações de formação e divulgação, entre outras atividades consideradas importantes para o conhecimento e aproveitamento da biomassa agroflorestal, bem como em estudos sobre outras culturas energéticas lenhosas ou relacionados com a problemática dos fogos rurais.

A atualização do documento assinado em 2012 prevê ainda dinamizar ações na produção, conversão e resíduos de produtos derivados da biomassa agroflorestal, contribuindo para uma otimização na transição para um abastecimento energético crescente por fontes renováveis.

O protocolo foi assinado por João Bernardo, como presidente do Conselho de Administração do CBE, e por Luís Loures, presidente do IPP.