Artigo publicado em plataforma internacional

O artigo “Variability and quality profiles of solid biofuels from standardized laboratory analyses” de coautoria do Centro da Biomassa para a Energia, redigido por André Pires, Elsa Cancela, Neuza Alves, Teresa Almeida, Sónia Figo e Luís Gil, foi publicado na Academia Green Energy, no dia 11 de dezembro de 2025.

Este estudo apresenta uma caracterização abrangente de biocombustíveis sólidos, desde resíduos florestais a aparas de madeira, péletes de madeira, briquetes e serradura, com foco em parâmetros como teor de humidade, teor de cinzas, poder calorífico, composição elementar, densidade aparente e durabilidade mecânica. A análise baseou-se num conjunto de dados extenso recolhido pelo CBE em Portugal, de acordo com as normas ISO.

Segundo o estudo, os resíduos florestais apresentam a maior variabilidade: teor médio de humidade de 36%, variando entre 3,6% e 70,1%, e teor médio de cinzas de 11,9%, variando entre 0,6% e 31,4%, por exemplo. Esta heterogeneidade torna este combustível mais adequado para recuperação de energia em grandes sistemas industriais de fornos. Os péletes de madeira, por sua vez, são marcadamente mais uniformes, com teor médio de humidade de 5,9%, variando entre 3,2% e 8,8%, e teor médio de cinzas de 0,8%, variando entre 0,3% e 1,8%. Além dos péletes de madeira, os briquetes e as aparas de madeira também demonstram qualidade superior para aplicações comerciais e residenciais devido ao seu baixo teor de humidade e cinzas, elevados valores caloríficos e características de manuseamento melhoradas.

A Academia Green Energy é uma revista internacional de acesso aberto que publica artigos científicos na área de energia verde. Para além de disponível na plataforma, o artigo será também incluído numa próxima edição trimestral da revista.