Estão abertas as candidaturas para o apoio do Fundo Ambiental (FA) a projetos de energia à escala local em pequenas centrais de biomassa. O objetivo é financiar soluções de produção de energia através da biomassa proveniente de sobrantes da exploração agroflorestal, incentivando o seu aproveitamento e valorização. Dessas soluções, destaca-se a instalação de caldeiras produtoras de energia térmica e elétrica, em substituição do consumo de combustíveis fósseis nos edifícios públicos e comunitários. Desta forma, pretende-se contribuir para a sustentabilidade energética e reduzir o risco de incêndios.
O prazo para o envio das candidaturas termina a 30 de novembro de 2023, sendo que podem concorrer a este apoio as autarquias locais e as comunidades intermunicipais. Para isso, é necessário o preenchimento do formulário, bem como o envio de toda a documentação presente no regulamento.
Esta ação do Fundo Ambiental surge em concordância com as metas do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30 (PNGIFR), do Programa Nacional de Ação (PNA), dos Programas Regionais de Ação, e do Sistema de Gestão Integrado de Fogos Rurais (SGIFR).
Os projetos serão executados e concluídos até 30 de novembro de 2024.