Projeto BIOMASUD PLUS

Nome

BIOMASUD PLUS

Data de Início

Janeiro de 2016

Data de Conclusão

Dezembro 2018

Coordenador

Asociación para la Valorización Energética de la Biomasa (AVEBIOM)

Parceiros

– Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (CIEMAT)
– Centro da Biomassa para a Energia (CBE)
– Associazione Italiana Energie Agroforestal (AIEL)
– Ethniko Kentro Erevnas Kai Technologikis Anaptyxis (CERTH)
– Gozdarski Institut Slovenije (GIS)
– Zelena Energetska Zadruga za Usluge (ZEZ)
– Türkiye Bilimsel ve Teknolojik Arastirma Kurumu (TUBITAK)
– ASOCIACIÓN PARA LA CERTIFICACIÓN ESPAÑOLA FORESTAL (PEFC España)
– BIOS BIOENERGIESYSTEME GmbH (BIOS)
– Grupo Tercera Fase Software (TFS)

Referência

Financiamento

Orçamento total 1.971.610,00 €, financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia no âmbito contrato n.º 69176

O projecto BIOMASUD PLUS – Developing the sustainable market of residential Mediterranean solid biofuels, tem como principal objetivo promover um mercado sustentável de biocombustíveis sólidos no sector residencial dos países mediterrânicos, com base nas melhores práticas para o desenvolvimento sustentável deste mercado. A estratégia é apoiada em ferramentas especificamente desenvolvidas para as condições do mediterrâneo (sistema de certificação BIOmasud® e BIORAISE), que serão melhoradas e alargadas a novos países e biocombustíveis sólidos do mediterrâneo, e prevê a caracterização dos biocombustíveis bem como testes de combustão, cujos resultados são fundamentais para definir as condições necessárias para o desenvolvimento sustentável do mercado.

O sistema de certificação BIOmasud® para os biocombustíveis sólidos mediterrânicos será melhorado através da inclusão de novos biocombustíveis, da revisão dos critérios de sustentabilidade e da divulgação a outros países. Atualmente o selo está presente em Espanha, Portugal e França, permitindo o projecto BIOmasud plus implementar este selo também em Itália, Grécia, Eslovénia, Croácia e Turquia.

Serão ainda analisadas as emissões de equipamentos disponíveis no mercado que podem utilizar este tipo de biocombustíveis sólidos. Após estes ensaios, serão elaboradas diretrizes para os fabricantes de caldeiras e salamandras, instaladores e utilizadores finais. Estas orientações têm como objetivo apoiar os fabricantes a desenvolver e optimizar as suas tecnologias, com vista a um eficiente desempenho energético e de baixas emissões na utilização de combustíveis BIOmasud®. Adicionalmente irão apoiar os instaladores e utilizadores finais com informação sobre os critérios de qualidade relevantes e condições adequadas de operação de caldeiras e salamandras.

Visitar página