BIOFLEXPOR

Desenvolvimento de uma tecnologia flexível de pequena escala para a produção de Bioetanol 2G a partir de resíduos de biomassa florestal e agrícola

 

Acrónimo

BIOFLEXPOR

Data de Início

23/02/2021

Data de Conclusão

22/02/2023

Instituições participantes

  • Prio Bio, S.A. Lda.
  • LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
  • Centro da Biomassa para a Energia (CBE)
  • Florecha – Forest Solutions, S.A.

Código da Operação

LISBOA-01-0247-FEDER-047982

Financiamento

O investimento total elegível é 784.006,01 EUR, com apoio financeiro da União Europeia pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 401.592,09 EUR.

 

 

Projeto BIOCOGEN

O projeto de investimento BIOFLEXPOR tem como objetivo desenvolver uma nova tecnologia de pequena escala que permita a obtenção de Bioetanol de segunda geração (“2G”) a partir de resíduos de biomassa florestal e agrícola, com rendimento associado elevado.

Neste sentido, pretende-se estudar e desenvolver a referida tecnologia, primeiramente, à escala laboratorial, sendo seguidamente implementada em ambiente relevante para testar a sua eficiência operacional.

Desta forma, prevê-se a obtenção de um produto ambientalmente capaz de substituir a utilização de combustíveis fósseis, pretendendo-se igualmente que a tecnologia permita uma redução significativa das emissões de GEE associadas ao processo industrial.

Ficha do projeto