O artigo “projeto BIOFLEXPOR” foi publicado na revista Renováveis Magazine Nº 49, 1º trimestre de 2022.

“O projeto BIOFLEXPOR tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de produção de bioetanol de 2.ª geração a partir de biomassas florestais e agrícolas. O consórcio do projeto é composto pela Prio Bio (Promotor líder), pelo LNEG (entidade não empresarial do Sistema de Investigação e Inovação), pelo Centro da Biomassa para a Energia (Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia) e pela Florecha (entidade empresarial do setor agrícola e florestal).”

 

O Centro da Biomassa para a Energia é uma das entidades participantes no projeto de investigação BioFlexPor liderado pela Prio SA. O projeto tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de produção de biocombustível de 2ª geração a partir de biomassas florestais e agrícolas. O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e a Florecha SA. são também copromotores do projeto, que envolve um investimento total de €784.006,01 e terminará em 2023.

O projeto está dividido em 9 atividades, participando o CBE principalmente no estudo da quantificação de biomassa florestal e agrícola, no desenvolvimento do modelo logístico e na caracterização físico-química das diversas biomassas florestais e agrícolas.

O projeto é financiado pelo Compete 2020 no âmbito do Aviso n.º17/SI/2019 – Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Ficha de projeto.

Últimos Artigos