Orgânica

O âmbito de actividade do CBE é o da biomassa para fins energéticos, compreendendo todas as formas disponíveis, cooperando em estreita ligação com as empresas e outros organismos e departamentos de investigação nacionais e estrangeiros.

A base de actividade da Unidade de Biomassa é o estudo das fileiras de valorização energética da biomassa de origem florestal; agrícola; resíduos sólidos da actividade agro-industrial e da indústria transformadora da madeira; resíduos de origem animal; resíduos urbanos e espécies especialmente vocacionadas para a produção de energia.

O CBE tem, ainda, um Laboratório Especializado em Biocombustíveis Sólidos que efectua prestação de serviços a clientes externos.

Desenvolve a sua actividade na preparação de amostras, caracterizações físico-químicas e desenvolvimento de trabalhos de I&D na área dos biocombustíveis sólidos. Está ainda vocacionado para prestar apoio técnico à indústria de processamento de matérias-primas biomássicas.

Este laboratório tem realizado diversos estudos essenciais para o conhecimento da biomassa nacional, designadamente resíduos florestais e agrícolas, resíduos sólidos provenientes da actividade agro-industrial e da indústria transformadora dos produtos florestais, ou ainda espécies vegetais especialmente vocacionadas para a produção de energia.